.

Edição 439

No ano em que houve mudanças no calendário da moda brasileira, isto é, foram realizadas três edições (e não apenas duas como de costume) do Fashion Rio e da São Paulo Fashion Week, a coluna apresenta 9 sugestões (3x3) para adiar as compras de final de ano para 2013, aproveitando as tradicionais liquidações de janeiro e fevereiro.

coluna-439-01

 

 

 

1) Para quem não é expert em matemática, andar com um caderninho na bolsa ou no escritório pode ajudar a comprar bem. Tenha o hábito de anotar neste caderno tudo o que você deseja comprar com os preços e referências ao lado. Assim, você verá com mais clareza o valor da peça e, ao chegar à loja, saberá pedir objetivamente à vendedora o que deseja (com a referência em mãos) sem se deixar levar por compras por impulso. Creio também que, quando nos deparamos com o valor da peça no caderninho, analisamos se realmente vale a pena deixarmos todas as nossas economias, nosso 13º salário, numa única compra.

 

 

coluna-439-022) Convenhamos que todas nós temos roupa no armário para o Natal, ano-novo e confraternizações como a festa de final de ano da empresa. No entanto, não é nenhum crime comprar roupa para essas ocasiões, mas no fundo, no fundo, sabemos que nossas roupas do dia a dia podem ser adaptadas para as festas de final de ano. Troque o acessório, o sapato, e você estará pronta sem gastar muito. Às vezes, só com uma maquiagem produzida o look já muda completamente.

 

3) Esta não é melhor época para investir em modismos. Logo, logo chegarão às vitrines as coleções inverno/2013. Portanto, encher o armário de peças com "a cara do verão" não é vantagem, não dou um mês para você encostar as roupas achando que as cores e modelagens estão ultrapassadas. Refiro-me, por exemplo, aos tons fluo e às saias mullet.

coluna-439-03

coluna-439-04

 

 

 

 

 

 

4) Tenho que comprar agora, porque a peça não chegará à liquidação. Se o mundo, de fato, acabar, como preveem alguns, nem nós, humanos, nem as roupas chegarão até o dia da tão sonhada liquidação. Com isso, aguarde mais um pouco; se o mundo acabar, vamos todos para outra dimensão. Caso contrário, fique certa de que sua tão sonhada peça de roupa chegará, sim, à liquidação. Se não chegar, é porque o cosmos deseja que você compre outra ainda melhor.

 

 

 

coluna-439-05

 

 

 

 

5) Tenho que comprar roupa para viajar. Penso ser mais inteligente e sábio levar o mínimo de peças na mala e, ao chegar ao destino escolhido, observar como os locais se vestem e ali se informar sobre as grifes badaladas da cidade. Hoje em dia, com a Internet e a televisão, vemos todos os dias como pessoas de diferentes regiões do planeta se vestem. Portanto, não é necessário abarrotar a mala para viajar. Escolha peças básicas que combinem entre si e você estará pronta para desembarcar em qualquer continente. Se for viajar para algum lugar muito frio, aí sim, vale a pena comprar um casaco e uma bota apropriados. O resto compre no local, até porque roupa de frio no Brasil costuma ter preço exorbitante.

 

 

 

 

6) Todo ano é a mesma coisa. Sabemos que os shopping centers ficam abarrotados no mês de dezembro e caímos na mesma tentação: a de ir às compras. Digo e repito: se puder esperar até janeiro e fevereiro, comprará melhor. Quem disse que final de liquidação é ruim para comprar? Muitas vezes, você encontra raridades e com preços 70 por cento mais baixos.

coluna-439-06

coluna-439-07

 

 

7) Entre na loja mostrando que você quer comprar bem. Pergunte claramente quais os produtos em promoção. Não tenha vergonha de perguntar tampouco de pedir desconto. Na maioria das lojas, normalmente há um cantinho ou uma arara com peças em promoção, ainda que não seja período de liquidação.

 

 

coluna-439-08

 

 

 

 

8) Se você tem alguma fé, ore antes de comprar. Ah, qual é, Vascota, tá de brincadeira? Não, tô falando sério. Nossa Senhora Protetora dos Fashionistas (ou o santo ou entidade de sua preferência) há de nos abençoar no Natal, no ano-novo e também quando nos jogarmos nas liquidações.

 

 

 

9) Por fim, se nenhuma das dicas acima lhe foi útil, compre, gaste neste finalzinho de 2012 sem arrependimentos, mas lembre-se de perguntar se a loja aceita trocas e qual o período.

coluna-439-09

Um Feliz Natal com glamour e serenidade e até semana que vem!

 

 

 

 

 

Leia também as outras edições

.

Sobre Flávia

flávia-new siteFlávia Vasconcellos já viu reis e rainhas, é jornalista, editora-chefe e colunista do site Falando de Moda.
Saiba mais...

Parceiros

banneratalhocultura120