.

Edição 356

Moda é, acima de tudo, estar bem informado. Sempre repito esta frase em meu programa na Rádio Roquette Pinto, que vai ao ar às sextas-feiras, às 8:20h da manhã. O Senac Rio Fashion Business, realizado na mesma semana do Fashion Rio, mostrou que moda é, de fato, informação, e não pura badalação, como muitos imaginam. Afinal, Vasco, o que é o Fashion Business? É uma bolsa de negócios da moda, um evento dirigido a lojistas. Algo como gostou, levou. Após assistir a um desfile, o lojista pode encomendar as novidades para abastecer as araras de seu negócio. No início, o Fashion Business acontecia em conjunto com o Fashion Rio, agora partiu para um voo solo, tornando-se um evento mais grandioso e mais profissional. Sessenta mil visitantes passaram pelo Senac Rio Fashion Business, gerando R$ 690 milhões em negócios.

Monitoramento business – Logo na entrada do evento, o público se deparava com monitoras. Para vocês terem uma ideia, no primeiro dia que visitei o Fashion Business, na Marina da Glória, cheguei a me perder várias vezes lá dentro. Deveria ter aceito a ajuda das monitoras do Senac.
Fotos: Marcelo O'Reilly
Maison business – No Fashion Business, podíamos ver uma pequena mostra da exposição sobre a Casa Canadá, que foi a primeira “maison brasileira”. Vans levavam os visitantes até o Flamengo, onde está montada a exposição completa. A Casa Canadá foi a primeira loja a importar peças de importantes designers europeus, como Dior e Chanel; no local, também aconteceram os primeiros desfiles do país.
Literatura business – Como moda é informação, estava presente no Fashion Business uma ampla e bem montada livraria com títulos do Senac Rio, vendidos com desconto.
Sustentabilidade business – Hoje em dia, como se fala muito em sustentabilidade, olha a Vascota aí, genteee, valorizando a natureza. A árvore pode ser de mentirinha, mas fica a mensagem do Fashion Business para que o homem respeite a natureza.
Chuva business – Vasco, o que você mais gostou no Fashion Rio e no Fashion Business? Em temporadas de moda, os amigos e o público costumam nos encher de perguntas como essa, porém, após um certo tempo cobrindo os eventos de moda, começamos a ficar cascudos, isto é, não conseguimos mais ver grandes novidades. No entanto, o que mais chamou minha atenção no Fashion Business foi o estande da Maria Pumar. Deus que me perdoe, mas, na mesma semana em que a região serrana do Rio foi arrasada pelas fortes chuvas, a moda da Maria Pumar me pareceu extremamente oportuna, com guarda-chuva, capa, bolsa e sapatinho, tudo combinando.
Terça-feira é o dia de nosso encontro marcado. Tchau e até lá! Lembrando que Flávia Vasconcellos apresenta o quadro Estilo, toda sexta-feira, às 8:20h da manhã, na Rádio Roquette Pinto. Quem mora no Rio, basta sintonizar 94,1 FM. Para os ouvintes de fora do Rio, a rádio pode ser acessada pela Internet através do endereço: www.fm94.rj.gov.br.
E-mails para esta coluna: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Colaboração:
Maria Contreras e Paula Leite (de Brasília)
Virgil  Christine (da França)

 

 

Leia também as outras edições

.

Sobre Flávia

flávia-new siteFlávia Vasconcellos já viu reis e rainhas, é jornalista, editora-chefe e colunista do site Falando de Moda.
Saiba mais...

Parceiros

banneratalhocultura120