.

Edição 304

Rio 40 graus, cidade maravilha purgatório da beleza e do caos. Na música de Fernanda Abreu, o Rio com 40 graus de temperatura pode ter seu charme, mas na vida real o glamour é zero. No último sábado, quando voltava de Ipanema, bairro da moda que abriga grifes como Louis Vuitton e HStern, enfrentei ônibus cheios, chegando a pensar que era hora da virada, isto é, do Réveillon e eu não havia me dado conta, tamanha a quantidade de gente na rua voltando da praia às 19 horas. No mesmo sábado, quando penei para voltar para casa, o porteiro reclamou: “- Dona Flávia, está muito quente, o ventilador não está dando vencimento”. Respondi que era preciso aceitar o calor, pois naquele dia nada estava dando vencimento, nem o ar condicionado.
Pele com vencimento – Estou para ver um produto que realmente vença os cabelos indomáveis e crespos, quero dizer, que alise para sempre sem danificar (Tenho um amigo que diz: “Para ter o liso que você quer, só morrendo e nascendo de novo, de preferência na Coreia ou na China”). Também estou para conhecer um produto que vença o suor e a oleosidade da pele em um dia de Rio 40ºC. O primer da Contém 1G pode não vencer 100 por cento a oleosidade, mas ajuda bastante. No tal sábado, quando enfrentei a volta para casa em ônibus lotados, estava inteira, quando me olhei no espelho.
Palestra com vencimento – A sandália Melissa completa 30 anos, e além de uma exposição em sua homenagem, ganhou ainda uma série de palestras. Nesta quarta-feira, dia 11 de novembro, serão realizadas 3 palestras com entrada gratuita no local da exposição: rua Aprazível, 39, em Santa Teresa, Rio. Dentre os temas, “30 anos de moda e Melissa”. As palestras acontecem às 17h, às 18h e às 19h.
Liquidação com vencimento – Não sei por que as lojas fazem tanto mistério, quando realizam alguma baixa nos preços, que não chega a ser uma liquidação de toda a coleção. Neste último final-de-semana, na Maria Filó, a vendedora me confirmou que algumas peças da coleção primavera-verão já haviam sofrido redução de preços, mas que as roupas não estavam expostas, e sim, “guardadas lá em cima”. Gentilmente, a moça se ofereceu para pegar as peças escondidas no tal local secreto, mas não sei o que houve, após tanto mistério, acabei não levando nada.
Natal com vencimento – Para os colecionadores, que tal as novas Barbies fashionistas?
Viagem com vencimento – Amiga da coluna vai passar o Natal em gélida cidade do Chile. Ao procurar uma bota para comprar no Rio 40ºC, surpreendeu-se com a reação das vendedoras, que pareciam receber uma ofensa verbal, quando a moça pronunciava a palavra “bota”. Já é hora do comércio carioca tratar melhor seus clientes, e parar de encarar o público como extraterrestres, quando alguém pede algo que não parece convencional para determinada época do ano.

Brinde com vencimento - O supermercado Zona Sul lançou campanha fofíssima, a cada R$ 80,00 em compras o cliente tem direito a um dedoche. Antes de que me perguntem: Vasconcellos, para que você quer faturar um dedoche?, respondo: para enfeitar a mesa do escritório. Não adianta: fashionista gosta de coisinhas, de bonequinhos, de enfeitinhos, etc. O problema é que na filial de Botafogo, onde frequento toda semana, adoram dizer que os brindes estão em falta. Ai meu Deus, por que no Brasil a-mam racionar brindes? Distribui logo, ô coisa! Qual não foi a minha surpresa no último domingo, quando o funcionário abriu uma sacola cheia de dedoches e me deu logo três, apesar de informar que naquela filial os bonecos estavam em falta. Francamente...
Terça-feira é o dia de nosso encontro marcado. Tchau e até lá! Lembrando que Flávia Vasconcellos apresenta o quadro Estilo, toda sexta-feira, às 8:20h da manhã na Rádio Roquette Pinto. Quem mora no Rio, basta sintonizar 94,1 FM. Para os ouvintes de fora do Rio, a rádio pode ser acessada pela Internet através do endereço: www.fm94.rj.gov.br.
E-mails para esta coluna: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Colaboração:
Maria Contreras e Paula Leite (de Brasília)
Virgil  Christine (da França)

 

 

Leia também as outras edições

.

Sobre Flávia

flávia-new siteFlávia Vasconcellos já viu reis e rainhas, é jornalista, editora-chefe e colunista do site Falando de Moda.
Saiba mais...

Parceiros

banneratalhocultura120