.

Edição 285

Por ter menos de 40 anos de idade, não cheguei a acompanhar a época do auge da “malandragem da Lapa”, reduto de prostitutas, travestis, brigões do Rio de Janeiro, bairro que, atualmente, adquiriu uma aura fashion, sendo, inclusive, retratado na novela “Caminho das Índias”, da TV Globo. Assim como o bairro do Leblon é imortalizado pelo novelista Manoel Carlos em suas histórias, penso que a moda quer, de fato, revitalizar a Lapa mostrando nas passarelas o malandro do século XXI. A onda agora é estar de peito aberto. Seria isso que chamou a atenção de Madonna em sua passagem pelo Brasil, quer dizer, o tórax dos rapazes? Na passarela da Colcci, por onde desfilou o modelo Jesus Luz, par constante da cantora nos últimos tempos, a proposta para o verão 2010 é expor o peito ao máximo. Na São Paulo Fashion Week, outras grifes propuseram a moda também para as mulheres.
De peito aberto – Além do peito desnudo, o que me chamou a atenção no desfile da Colcci foi a quantidade de bolsinhas que os homens levavam. Já pensou se estivessem cheias de dinheiro para gastar conosco?
Fotos: Reprodução
Modelos desfilam para a Colcci de peito aberto
De peito aberto 2 – Para as mulheres, a ordem também é mostrar o peito, ou melhor, os seios com ousadas transparências no verão 2010, segundo os desfiles apresentados na São Paulo Fashion Week
Iódice propõe transparências para o verão 2010
De corpo e alma – Os tons nude que invadiram as passarelas do Fashion Rio chegaram de corpo e alma às passarelas da São Paulo Fashion Week, com uma diferença: o nude veio combinado com prata.
Alexandre Herchcovitch harmonizou o tom nude com o prata
De corpo e alma 2 – No desfile de Gloria Coelho, o nude parece ter acertado o tom. Veio misturado com preto, produzindo um contraste belíssimo, e ainda retirando um pouco de nosso temor de parecer doentes ao adotar o nude total no verão 2010.
Gloria Coelho: a arquitetura dos tons neutros combinados com o preto
Da esquerda para a direita – Nas passarelas do Fashion Rio, a ordem era soltar as feras, ou melhor, os cabelos, os volumes voltaram para o verão 2010, segundo os estilistas que participaram da semana de moda carioca. Em São Paulo, a proposta foi prender os cabelos de lado, esqueça o repartido ao meio na próxima estação.
Na Iódice, o cabelo será repartido de lado no verão 2010
De cima para baixo – Na moda praia, há que se pensar nos ombros para estar atualizada. Nove entre dez desfiles de moda praia deram destaque ao ombro, ou seja, à parte de cima do corpo, mais do que ao bumbum, digamos assim. O drapeado é forte tendência para o verão 2010, de acordo com as propostas apresentadas na São Paulo Fashion Week. Mas, a coluna pergunta: será que a moda pega no Rio? As cariocas não gostam de ir à praia cobertas, preferem biquínis que não deixam grandes marcas pelo corpo. Assim sendo, como cobrir os ombros como a moda pede?
Água de Coco
Cia Marítima

Terça-feira é o dia de nosso encontro marcado. Tchau e até lá! Lembrando que Flávia Vasconcellos apresenta o quadro Estilo, toda sexta-feira, às 9:15h da manhã na Rádio Roquette Pinto. Quem mora no Rio, basta sintonizar 94,1 FM. Para os ouvintes de fora do Rio, a rádio pode ser acessada pela Internet através do endereço: www.fm94.rj.gov.br.
E-mails para esta coluna: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Colaboração:
Maria Contreras e Paula Leite (de Brasília)
Virgil  Christine (da França)

 

 

Leia também as outras edições

.

Sobre Flávia

flávia-new siteFlávia Vasconcellos já viu reis e rainhas, é jornalista, editora-chefe e colunista do site Falando de Moda.
Saiba mais...

Parceiros

banneratalhocultura120