.

Edição 284

Tá bege? Eu estou. A expressão que quer dizer “estar pasmo, boquiaberto” veio a calhar na semana passada, quando aconteceu a edição primavera-verão 2010 do Fashion Rio. Nos desfiles, muito bege, tons neutros, cor da pele. E bege fiquei com a organização da semana de moda carioca agora sob a batuta de Paulo Borges, que também comanda a São Paulo Fashion Week. Jamais imaginaria que o cais do porto do Rio, local pouco recomendado para moças de fino trato, viraria passarela da moda neste século XXI, com direito à linda vista da Baía de Guanabara. Paulo Borges estava abençoado quando elegeu o Píer Mauá, na região portuária, para a realização do Fashion Rio. Lançou moda para a Cidade Maravilhosa: a partir de agora o porto é fashion. Ah, se eu fosse marinheiro...
Andaria muito bem informado – Leria todos os livros do mundo por onde quer que passasse. Meu aniversário é só em agosto, mas resolvi começar a fazer a lista de presentes agora em junho por conta do lançamento em Português do livro “Histórias da moda”, de Didier Grumbach. O autor é presidente da Federação Francesa da Costura, do Prêt-à-Porter, dos Costureiros e dos Criadores de Moda. Editora: Cosac Naify. Preço: R$ 99,00.
Sairia toda brilhosa às 6h da manhã no trem da Central – Fico com a impressão de que os marinheiros se permitem a tais extravagâncias, ou seriam as marinheiras, uma vez que nas Marinhas de vários países há mulheres em seus quadros? Nas passarelas do Fashion Rio, o contraste: ou tudo é neutro, ou é muiiito brilhoso.
Fotos: Márcio Madeira
À esquerda Santa Ephigênia; à direita Printing
Soltaria meu coque no meio do expediente – O que será que as marinheiras escondem sob os coques? Com certeza, um cabelão. Segundo propôs o estilista Carlos Tufvesson, a ordem agora é ter cabelão, chapinha com ar de boi lambeu já era, de acordo com a proposta da grife para o verão 2010.
Fotos: Marcio Madeira
Carlos Tufvesson decreta: mulheres soltem suas feras, ou melhor, seus cabelos.
Sairia de turbante com pose de bacana – Tenho vontade de usar turbante desde minha adolescência, quando via Cristina Franco, ex-editora de moda da TV Globo, aparecer de turbante no Jornal Hoje aos sábados. A grife Cila, de Belo Horizonte, que expôs suas peças no Fashion Business, o salão de negócios do Fashion Rio, acredita que gente chique vai à praia de turbante.
Foto: Marcelo O'Reilly
A praia de BH se inspira no Egito e em Dubai
Usaria sempre uma bolsona – Como será arrumar uma mala para dar a volta ao mundo? No mínimo, a mala tem que ser de tamanho grande, como as bolsas enormes que amamos carregar, apesar das dores de coluna. Há cerca de três anos, a bolsa grande teve seu fim decretado pela imprensa especializada de moda, mas ela segue teimosa. Reinou absoluta no Fashion Rio primavera-verão 2010.
Fotos: Marcio Madeira
À esquerda e à direita bolsas Mara Mac. No centro Cantão.
Usaria maquiagem neutra como pede o regulamento – Passada a onda cor de rosa que dominou as bocas das fashionistas neste inverno, pelo visto a maquiagem do verão será neutra.
A maquiagem nude da grife Mara Mac
Me vestiria de preto e branco para recepcionar alguma autoridade Preto ou branco no verão 2010? Walter Rodrigues resolve a questão. Nem preto nem branco, a moda para a próxima estação será harmonizar as duas cores.
Looks da coleção de Walter Rodrigues para o verão 2010.
Usaria um tom neutro quando a ordem fosse vestir farda azul marinho – O tom bege esteve presente em vários desfiles do Fashion Rio. Rebeldia? Ou o contrário? Resposta à crise? É, pode ser. Em tempos de crise, melhor ficar neutro.
À esquerda Mara Mac, no centro Acquastudio e à direita Graça Ottoni
Levaria sempre uma legging na mala – As calças legging têm sido teimosas, persistentes, assim como as bolsonas. Há várias estações, decretou-se o fim da peça, mas tanto nas lojas, quanto nas ruas e passarelas elas ressurgem. Com uma única diferença, sai o preto do inverno, e entram o branco e o prata no verão 2010.
Leggings da coleção da Acquastudio verão 2010
Faria cara de milionária pelos portos mundo afora – Com o lindo visual da Baía de Guanabara ao fundo, ir ao Fashion Rio no Píer Mauá nos rejuvenece, apesar do corre-corre dos desfiles. Basta fazer uma pausa e apreciar a paisagem deslumbrante.
Foto: Marcelo O'Reilly
Flávia no Fashion Rio

Terça-feira é o dia de nosso encontro marcado. Tchau e até lá! Lembrando que Flávia Vasconcellos apresenta o quadro Estilo, toda sexta-feira, às 9:15h da manhã na Rádio Roquette Pinto. Quem mora no Rio, basta sintonizar 94,1 FM. Para os ouvintes de fora do Rio, a rádio pode ser acessada pela Internet através do endereço: www.fm94.rj.gov.br.
E-mails para esta coluna: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Colaboração:
Maria Contreras e Paula Leite (de Brasília)
Virgil  Christine (da França)

 

 

Leia também as outras edições

.

Sobre Flávia

flávia-new siteFlávia Vasconcellos já viu reis e rainhas, é jornalista, editora-chefe e colunista do site Falando de Moda.
Saiba mais...

Parceiros

banneratalhocultura120