.

Edição 266

Dois mil e nove começou com reformas. Poucas novidades na moda em tempos de crise, porém, muitas mudanças na Língua. No horário nobre da TV, a novela nos obrigada a entender como falam e se comportam os personagens das Índias. Por aqui, tivemos que aprender a reescrever, o que ainda suscita muitas dúvidas. E na moda? A cada dia, também somos obrigados a incorporar novos termos, como, por exemplo, “calça cenoura”. Nesta edição, você vai conhecer um pouco do vocabulário da moda.
Piti ou pit? – Com o calor que anda fazendo no Rio, muita gente anda dando piti, ou seria, pit (pronuncia-se “pít”), no caso dos mais chiques? Na verdade, gente chique não dá piti, nem pit, comporta-se bem em qualquer ocasião. Esclarecendo: 1) Dar piti = dar um ataque histérico. 2) Pit = local onde os fotógrafos se posicionam em uma sala de desfiles.
A disputa dos fotógrafos pelo melhor ângulo
Stylist ou estilista? – Não confundir as duas profissões. 1) Estilista = aquele que cria, que desenha as roupas. 2) Stylist = pessoa que faz a produção de um visual para um desfile. Vislumbra dentre as criações do estilista o que deverá ser usado com o quê, completando com acessórios. O stylist também deve estar atento à viabilidade e segurança de suas produções, isto é, se o sapato da modelo não vai desamarrar na passarela, se o nó do colar está bem ajustado, etc.
O stylist Daniel Ueda criando os looks
Backstage ou camarim? – São sinônimos e significam o local onde os modelos trocam de roupa. No Brasil, como temos o hábito do emprego excessivo de palavras em Inglês, usa-se backstage.
Liquidação ou sale? – Mesmo caso acima, são sinônimos, mas no Brasil é difícil as lojas chiques usarem a palavra liquidação. Falou em redução de preço, as lojas colam um adesivo enorme na vitrine com a palavra equivalente da Língua Inglesa: sale. Falando em sale, ops, liquidação, na Dufry da rua da Assembléia, centro do Rio, batons e bases da Lancôme estão com preço reduzido. Há batons por R$45,00, normalmente custam o dobro.
Chemise ou camisa? – Tudo bem que as camisas estão em alta na moda nesta primavera-verão, mas daí a ouvir as vendedoras falarem o tempo todo em “chemise” já é demais. Parece que nada, nem uma faca no pescoço, faz com que elas pronunciem em alto e bom som a palavra camisa em Português.

Terça-feira é o dia de nosso encontro marcado. Tchau e até lá! Lembrando que Flávia Vasconcellos apresenta o quadro Estilo, toda sexta-feira, às 08:45h da manhã na Rádio Roquette Pinto. Quem mora no Rio, basta sintonizar 94,1 FM. Para os ouvintes de fora do Rio, a rádio pode ser acessada pela Internet através do endereço: www.fm94.rj.gov.br.
E-mails para esta coluna: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Colaboração:
Maria Contreras e Paula Leite (de Brasília)
Virgil  Christine (da França)

 

 

Leia também as outras edições

.

Sobre Flávia

flávia-new siteFlávia Vasconcellos já viu reis e rainhas, é jornalista, editora-chefe e colunista do site Falando de Moda.
Saiba mais...

Parceiros

banneratalhocultura120