.

Edição 263

Os fashionistas clamam por novidades. Clamam e reclamam também. O Fashion Rio, edição outono-inverno 2009, terminou na última sexta-feira, dia 16 de janeiro, sendo realizado na Marina da Glória, RJ, sob forte calor. Acostumados a passar frio nas tendas de desfile, este ano os fashionistas sofreram com o calor e com a ausência de novidades e ousadias. Mas, a moda é assim mesmo, em tempos de crise financeira internacional e guerra no Oriente Médio, é natural que as passarelas reflitam esse espírito. Nesta edição, a moda para a meia-estação.

Meia-calça – Se em 2008 usamos e abusamos da meia-calça, este ano teremos que aumentar nossos estoques, uma vez que nas passarelas do Fashion Rio ela esteve super presente. Os estilistas fizeram uma pequena mudança, sai de cena a meia opaca, que vinha prevalecendo nos últimos invernos, para ceder espaço à meia mais transparente, fina, com risco atrás. Nada impede, porém, que você continue usando a sua opaca, que, convenhamos, esquenta e cobre mais as pernas.

Fotos: Márcio Madeira - First View
Looks Maria Bonita Extra

Meia-manga – Embora tenha apresentado uma coleção sem grandes inovações, Walter Rodrigues arrasou na passarela vestindo Grazi Massafera de preto com top por baixo imitando tatuagem. Além de proteger do frio, a camiseta estilo “segundo pele” enfeita.

Meia-sola – Em outras edições de inverno do Fashion Rio, pouco víamos sapatos fechados. Este ano, pelo jeito, os pés estarão mais agasalhados dentro de sapatos fechados e botas. Aproveite as liquidações para comprar este tipo de calçado e guardá-lo para usar no inverno, pois quando as coleções de sapatos forem lançadas no início do outono os preços estarão estratosféricos.
Looks Redley e ao centro sapato TNG
Looks Coven
Meia-entrada – Para os jovens, os jeans com lavagens especiais os deixam com mais cara de bem-nascidos do que de rebeldes sem causa.
Looks TNG
Meia-irmã – Depois da vinda de Madonna ao Brasil, Amy Winehouse andava meio esquecida pela mídia brasileira. Nas passarelas do Fashion Rio, com certeza, a cantora foi lembrada por sua maquiagem exótica e estilo inconfundível. Se não fosse o forte calor que faz no Rio esta época, poderíamos imitar as passarelas e sair por aí com os olhos “à la Amy”.
Letícia Birkheuer maquiada para o desfile da marca Filhas de Gaia
Meia-tarde – Que tal um vestido étnico para um passeio nas tardes de outono? Com a estreia da novela Caminho das Índias, da TV Globo, com certeza o étnico estará em alta na próxima estação.
Vestidos étnicos da coleção outono-inverno da Cantão
Meia-luz – Para sair na penumbra do inverno e com um ar de mistério, que tal nos enrolarmos em tricôs, ou nos cobrirmos da cabeça aos pés, escondendo até as mãos dentro de luvas? A depender do forte calor que fez na semana passada no Rio, os designers mostraram que acreditam que o frio também será rigoroso neste 2009.
Espaço Fashion Tessuti

Terça-feira é o dia de nosso encontro marcado. Tchau e até lá! Lembrando que Flávia Vasconcellos apresenta o quadro Estilo, toda sexta-feira, às 8:45h da manhã na Rádio Roquette Pinto. Quem mora no Rio, basta sintonizar 94,1 FM. Para os ouvintes de fora do Rio, a rádio pode ser acessada pela Internet através do endereço: www.fm94.rj.gov.br. E às terças e quintas, às 15:30h, com reprise às 23:30h, é a vez do boletim Passarela Mundial, na Rádio Mundial AM 1180. Aos sábados, às 14h, Flávia ancora ao vivo o programa Passarela Mundial, com uma hora de duração. Você pode ver e ouvir o programa pela Internet, uma vez que a Rádio conta com câmeras nos estúdios. O endereço da página da Mundial é: www.mundial.am.br
E-mails para esta coluna: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Colaboração:
Maria Contreras e Paula Leite (de Brasília)
Virgil  Christine (da França)

 

 

Leia também as outras edições

.

Sobre Flávia

flávia-new siteFlávia Vasconcellos já viu reis e rainhas, é jornalista, editora-chefe e colunista do site Falando de Moda.
Saiba mais...

Parceiros

banneratalhocultura120