.

Edição 261

Esta é nossa primeira edição de 2009. Para quem acompanha a coluna desde 2003, quando foi lançada, o meu muito obrigada; aos novos leitores, agradeço também. Que neste ano tenhamos ótimas notícias para comentar nas áreas da moda, da cultura e do comportamento. Lembrando que 2009 já começa agitado para os fashionistas. O Fashion Rio acontece entre os dias 11 e 16 de janeiro na Marina da Glória, no Rio, enquanto a São Paulo Fashion Week vai de 18 a 23 de janeiro na Bienal. A propósito, você já caiu em tentação este ano? Eu confesso que sim.
A tentação das liquidações – Atire a primeira pedra quem nunca comprou algo em liquidação e depois se arrependeu. Impulsionados pela ilusão do preço baixo, compramos coisas que até Deus duvida. Objetos sem utilidade, cores que não realçam em nosso tom de pele, tamanhos totalmente diferentes de nossos corpos e pés. E por que fazemos isso? Para nos martirizar depois? Não, a resposta certa é: porque é difícil fugir das tentações quando vemos a palavra liquidação. Digamos que é mais fácil sucumbir às liquidações do que às investidas de um paquera.
Vamos a algumas dicas para sair das lojas com ar de vitória, levando a recompensa por pagar menos por um item que você desejava há tempos.
Regra número um: não compre algo simplesmente porque está barato ou porque é bonitinho. Mesmo que a blusa, por exemplo, custe um real, se não for do seu gosto não leve, não pense apenas no preço.
Regre número dois: o tamanho. Não compre roupa apertada nem grande demais. Se você usa quarenta e dois, não compre uma calça trinta e oito porque ela não vai caber em você, nem uma quarenta e seis. Quando a roupa sofre grandes ajustes, normalmente se deforma.
Regra número três: os sapatos. Cá entre nós, com um calor de verão, sapato apertado é pior do que dor no fígado, e isso que graças a Deus eu nunca senti dor no fígado. Sapato maior do que seu número até pode arriscar, com uma palmilha existe a chance do sapato se adaptar ao seu número, mas também existe a possibilidade dele não se adaptar, portanto, o ideal é aproveitar o preço baixo, sim, mas comprar um sapato do seu número exato, muito simples.
Regra número quatro: comprar para presentear. Temos o ano inteiro para comprar os presentes do Natal dois mil e nove, com isso concentre-se agora em peças para uso próprio e que serão aproveitadas durante todas as estações. Roupas da última moda, como o próprio nome diz, desaparecerão logo das lojas, com isso opte pelas mais neutras, mais clássicas.
Regra número cinco: pesquise na primeira semana de liquidações e compre na segunda. Você vai ver que não precisa de afobação quando o assunto é liquidação. Por mais que os vendedores digam que a peça é a última, não é não. Se você for ao estoque, verá que está cheio.
A tentação das liquidações 2 – As galochas Cosse que se tornaram febre no Rio baixaram de preço. As botas de chuva já chegaram a custar quase R$300,00, agora podem ser encontradas por R$ 99,00. Informações: www.galochascosse.com.br
A tentação de uma bela maquiagem – As amantes de maquiagem conhecem o que estou falando. Basta entrarmos em uma perfumaria, testarmos um produto e irmos direto ao caixa, parece que todas as novidades da indústria cosmética nos caem bem. Para começar o ano, investi no gel para sobrancelha da Bourjois, e no harmonie de blush da Dior. O gel cumpre com as promessas, deixa as sobrancelhas arrumadas durante todo o dia, e faz com que os pelos cresçam mais harmoniosos. O blush da Dior, além de bonito, se basta, isto é, se você não tiver outro item de maquiagem no nécessaire, passe apenas ele e você estará pronta para qualquer compromisso esbanjando saúde e beleza.
A tentação dos perfumes – Um livro lançado ainda em 2008 nos Estados Unidos promete revolucionar a vida dos colecionadores de perfumes. Em 386 páginas, os autores Luca Turin e Tania Sanchez analisam, com cotações de 1 a 5 estrelas, mais de 1500 perfumes. Veja uma das críticas: sobre o famoso Dior Addict, os autores disseram que se trata de uma “combinação de chocolate barato com floral pesado e dissonante, com aroma asqueroso por qualquer ângulo que se analise”. O clássico Chanel nº 5, porém, ganhou nota máxima dos críticos: "Espantosamente, apesar da qualidade flutuante dos ingredientes naturais de ano para ano, (...)'Nº 5' continua a cheirar como 'Nº 5'." Perfumes: The Guide, Luca Turin e Tania Sanchez. Editora Viking.
A tentação dos colecionadores – Barbie, quem diria, se transformou em cinquentona como Madonna. Para comemorar a data, o designer francês Christian Louboutin criou um sapato especial para o desfile em homenagem à boneca, que acontece durante a Semana de Moda de Nova York, em fevereiro.

Terça-feira é o dia de nosso encontro marcado. Tchau e até lá! Lembrando que Flávia Vasconcellos apresenta o quadro Estilo, toda sexta-feira, às 8:45h da manhã na Rádio Roquette Pinto. Quem mora no Rio, basta sintonizar 94,1 FM. Para os ouvintes de fora do Rio, a rádio pode ser acessada pela Internet através do endereço: www.fm94.rj.gov.br. E às terças e quintas, às 15:30h, com reprise às 23:30h, é a vez do boletim Passarela Mundial, na Rádio Mundial AM 1180. Aos sábados, às 14h, Flávia ancora ao vivo o programa Passarela Mundial, com uma hora de duração, diretamente dos estúdios da Rádio. Você pode ver e ouvir o programa pela Internet, uma vez que a Rádio conta com câmeras nos estúdios. O endereço da página da Mundial é: www.mundial.am.br
E-mails para esta coluna: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Colaboração:
Maria Contreras e Paula Leite (de Brasília)
Virgil  Christine (da França)

 

 

Leia também as outras edições

.

Sobre Flávia

flávia-new siteFlávia Vasconcellos já viu reis e rainhas, é jornalista, editora-chefe e colunista do site Falando de Moda.
Saiba mais...

Parceiros

banneratalhocultura120