.

Edição 252

Comprar cansa! Que é isso, Vasconcellos? Não ter dinheiro para comprar é que cansa. Concordo, mas comprar demais também cansa. Em tempos de crise financeira mundial, quem sabe não fazemos uma economia com o seguinte objetivo: obrigar o comércio no Brasil a melhorar o atendimento ao cliente. Nas páginas dos jornais, vemos reclamações diárias contra os serviços e o mau atendimento no país em lojas, restaurantes, empresas, etc. No Rio, as vendedoras têm um hábito estranho: fazer uma espécie de inquérito sobre a vida do cliente (assunto já comentado na coluna 249). Continuo estupefata com a ousadia das vendedoras. Na semana passada, ao entrar em lojas para minhas pesquisas, duas perguntas, em especial, deixaram-me incomodada. A primeira: “Linda essa sua galocha. Quanto custou?”. A segunda: “Vai viajar na sexta-feira?”. Nunca estudei marketing, e me pergunto... se o cliente viaja na sexta-feira, ele compra mais? É por isso que as vendedoras fazem tal pergunta? Nesta edição, perguntas que, às vezes, ficam sem resposta.
Por que eles se vestem tão bem? – Nos desfiles da Semana de Moda de Paris, primavera-verão 2009, notei algo que ninguém percebeu. Esperta você, hein, Flávia? Não se trata de esperteza, e sim, de um olhar atento. Na passarela, os estilistas adoram apresentar modelos que alguém em sã consciência jamais usaria. Todavia, no final do desfile, os designers de algumas grifes aparecem para os agradecimentos caindo de chiques. Veja os contrastes de alguns looks pincelados dos desfiles de Paris e o belo visual de quem os criou.
À esq: look da última coleção da grife Valentino/À direita: Alessandra Facchinetti que substituiu Valentino como diretora artística da marca, mas já foi demitida.
À esq: look da última coleção da Louis Vuitton/À dir: Marc Jacobs-estilista da marca
À esq: look da última coleção de Jean Paul Gaultier/À dir. no centro Jean Paul Gaultier
Por que não fazem mais promoções literárias? – Reclama-se que o brasileiro lê pouco. Também pudera, coitado do povo! Com os baixos salários que ganhamos aqui, como vamos comprar livros? Quem gosta de moda, então, sofre, pois tanto os livros quanto as revistas da área são caros. Por sorte, a editora Cosac Naify está oferecendo desconto em seu site em livros na área de moda que estão com pequenos defeitos na capa. A hora é agora. www.cosacnaify.com.br/outlet.asp
Por que é difícil negar pedidos feitos por crianças? – Se os bebês falassem, com certeza adorariam escolher suas roupinhas e, até mesmo, suas fraldas.  A cada dia, os lançamentos infantis ficam mais estilosos, como a fralda com estampa jeans da Huggies.
Por que os torpedos provocam arrepios? – É impressionante como as mensagens enviadas pelo celular provocam fortes emoções...Quem nunca se encantou, ou deu boas risadas com uma mensagem recebida através do telefone portátil? Um nigeriano decidiu lançar um livro para ajudar as pessoas a escrever “torpedos”, mensagens instantâneas, com as palavras certas. Femi Emmanuel, de 33 anos, diz que se inspira em filmes e novelas para escrever os livros com as sugestões de mensagens. A obra de Emmanuel se chama “Touching the heart through unforgettable text messages”, algo como “Tocando o coração com mensagens de texto inesquecíveis”.
Por que nem todos os cosméticos funcionam? – Infelizmente, nem todos os cosméticos cumprem com as promessas, penei anos até encontrar os produtos corretos para minha pele oleosa. Excelente o blush em creme da Contém 1G. Livre de óleo, dá um ar jovial às bochechas sem deixar o rosto brilhoso.
Por que há tão poucos eventos de moda fora do eixo RJ-SP? – A notícia é boa e ruim ao mesmo tempo. Na semana passada, uma leitora de Brasília comentou que lá existem muito poucos eventos ligados à moda. Este será mais um fora da Capital Federal. Normalmente, são as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo que recebem exposições, estréias de filmes, lançamentos de livros, etc. A FAAP de São Paulo recebe a exposição “Papiers à la Mode”, até o dia 14 de dezembro. Olhe bem as roupas da foto, são todas feitas de papel, um trabalho da artista plástica belga Isabelle de Borchgrave.

Terça-feira é o dia de nosso encontro marcado.Tchau e até lá!
E-mails para esta coluna: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Estamos on line no messenger em: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Colaboração:
Maria Contreras e Paula Leite (de Brasília)
Virgil  Christine (da França)

 

 

Leia também as outras edições

.

Sobre Flávia

flávia-new siteFlávia Vasconcellos já viu reis e rainhas, é jornalista, editora-chefe e colunista do site Falando de Moda.
Saiba mais...

Parceiros

banneratalhocultura120