.

Edição 236

Dois mil e oito não foi um ano de grandes novidades na moda brasileira (e talvez 2009 tampouco será) a depender do que foi exibido nas passarelas durante o Fashion Rio e agora na São Paulo Fashion Week. Os japoneses merecem nossa homenagem por seus 100 anos de presença no Brasil. Mas, a questão é: dizer que um estilista se inspirou no Japão não é coisa de agora. Os designers brasileiros vêm insistindo na temática oriental, porém, sem primar pela criatividade. Poderiam aproveitar melhor a riqueza cultural do Japão para estudar mais e apresentar algo realmente inovador na passarela. A São Paulo Fashion Week, edição primavera-verão 2009, teve como mote o Oriente, o que nos leva a pensar: o momento atual da moda é realmente de se orientar.
Orientando as compras – Apesar de o inverno ter apenas começado, algumas lojas já fazem promoções, e o que é melhor, com roupas super atuais da própria estação. Na Pepper, os casacos já caíram de preço, e na Via Mia, é a vez das galochas e dos scarpins.
Administrando o inverno – Há quem goste, há quem deteste a estação mais fria do ano. Para amenizar o ressecamento dos lábios, provocado pelas baixas temperaturas, nada melhor do que o protetor labial Cold Cream Stick Lèvres da Avène. Desde a primeira utilização, os resultados já aparecem.
Encabeçando o Festival de Cinema – O Festival de Cinema do Rio é no mês de setembro, mas os cinéfilos cariocas podem se deliciar com o Panorama do Cinema Francês até o dia 26 de junho, com as sessões no Cine Odeon.
Maiores informações e a programação dos filmes em: www.panoramadocinemafrances.com.br
Encaminhando as tendências – Na próxima estação, os jeans devem ser bem claros, daqueles com lavagem quase branca. Os metalizados continuam. Essas foram algumas propostas apresentadas pela Ellus na São Paulo Fashion Week.
Fotos: Charles Naseh
Pilotando a companheira – Como se viu no Fashion Rio, a São Paulo Fashion Week confirmou: nossas companheiras, as bolsas, seguirão grandes e continuarão nos dando trabalho para carregá-las diante da imensidão de objetos que transportamos.
Looks da grife FH, do estilista Fause Haten
Guiando a maquiagem – Sombras super coloridas darão o tom da maquiagem no próximo verão. Azul, verde e laranja iluminarão nossos olhos. Na boca, os vermelhos do inverno 2008 serão substituídos pelos tons neutros, como o rosinha da foto ou, para as mais exóticas, o laranja.
Look da marca Iódice
Gerindo uma nova silhueta – Na moda praia, as peças vêm maiores no verão 2009, nada de fio dental. E, pelo visto, não são apenas os biquínis que aumentaram de tamanho. Observe a silhueta da modelo tcheca Karolina Kurkova na passarela da Cia Marítima. Karolina está, ou não, com corpo de brasileira? Como se diz em terras cariocas, “gossstosa”.

Terça-feira é o dia de nosso encontro marcado.Tchau e até lá!
E-mails para esta coluna: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Estamos on line no messenger em: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Colaboração:
Maria Contreras e Paula Leite (de Brasília)
Virgil  Christine (da França)

 

 

Leia também as outras edições

.

Sobre Flávia

flávia-new siteFlávia Vasconcellos já viu reis e rainhas, é jornalista, editora-chefe e colunista do site Falando de Moda.
Saiba mais...

Parceiros

banneratalhocultura120