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Edição 224

Em meio à uma epidemia de dengue no Rio, assunto nada fashion, a coluna escolheu o luxo como tema desta edição. A propósito, luxo seria termos hospitais aparelhados, um sistema de saúde moderno e eficaz. Na ausência de notícias boas na Cidade Maravilhosa, a coluna pergunta: o que seria luxo para você hoje? Serei a primeira a responder: tomar um expresso no Café do cinema perto do escritório, no início da tarde, por volta das 13h/14h, onde posso sentar, ler e escrever calmamente representa hoje o luxo para mim. Esta semana, você vai saber quais as grifes mais desejadas do mundo e outras curiosidades sobre a indústria do luxo.
Luxo desejável – Segundo reportagem da revista Forbes publicada na semana passada, a Gucci é atualmente a marca mais desejada do mundo. Chanel e Calvin Klein ficam em segundo lugar empatadas e a Louis Vuitton aparece em terceiro. Foram entrevistados 25 mil consumidores de 48 países que foram questionados sobre qual marca de luxo comprariam caso não tivessem que se preocupar com preço.
Gucci: a campeã na preferência dos consumidores do mercado de luxo
Luxo fosco – A jornalista Dana Thomas, correspondente de moda da revista Newsweek, afirma que o luxo vem perdendo o glamour. Seu livro “Deluxe - como o luxo perdeu o brilho”, Editora Campus, chega agora ao Brasil traduzido para o Português. Dana sustenta que produto vendido pela Internet, em outlets, ou em lojas de rua, não é luxo de fato. Com isso, preste bem atenção da próxima vez que você for despender uma quantia alta em uma roupa ou acessório pensando se tratar de algo exclusivo e único. Ou tire os olhos de sua amiga quando a vir com uma bolsa nova, pode ser que a marca nem seja tão luxuosa quanto parece...

Luxo às avessas – Cada época com seu determinado luxo. O rei Henrique IV da França (1553- 1610), pelo visto, não gostava de perfumes, tendo escrito à amante, Gabrielle d´Estrées: “Amanhã, estarei nos teus braços. Rogo-te, amada minha, que não te laves”.

Luxo olfativo – No Japão, há quem não cozinhe em casa nem compre garrafas de água mineral para não provocar odores e, conseqüentemente, não danificar os bens de luxo. Fritar pastel em casa, nem pensar! Uma verdadeira ofensa aos objetos.

Luxo acadêmico – Luxo não é sinônimo de futilidade, virou assunto de estudo nas universidades. O professor francês Jean Castarède, que leciona a matéria História do Luxo, diz que condenar o luxo é demonstrar pouco discernimento. Imperdível a leitura de “O luxo – os segredos dos produtos mais desejados do mundo”, de autoria do professor, Editora Barcarolla.
Luxo milagroso – Os estudiosos se dividem quando o assunto é luxo. Para o professor Jean Castarède, “o luxo é uma válvula de escape tão indispensável à atividade humana quanto o repouso, o esporte, a reflexão (ou a oração) e o amor”. Para a jornalista Dana Thomas, definitivamente, o luxo perdeu o brilho no século XXI. E o que os estilistas pensam sobre o luxo? Marc Jacobs, diretor criativo da Louis Vuitton fala de um luxo sensorial: “Para mim, luxo tem a ver com agradar a si mesmo, não é vestir-se para outras pessoas”. Karl Lagerfeld, da Chanel, defende as bolsas: “Elas tornam sua vida mais agradável, fazem você sonhar, dão a você confiança e mostram a seus vizinhos que você está indo bem”. Miuccia Prada, da grife Prada, diz que a bolsa é o milagre de sua empresa.
Marc Jacobs, Karl Lagerfeld e Miuccia Prada opinam sobre a idéia do luxo

Terça-feira é o dia de nosso encontro marcado. Tchau, e até lá, com muita alegria e alto astral!
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Colaboração:
Maria Contreras e Paula Leite (de Brasília)
Virgil  Christine (da França)

 

 

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Sobre Flávia

flávia-new siteFlávia Vasconcellos já viu reis e rainhas, é jornalista, editora-chefe e colunista do site Falando de Moda.
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