.

Edição 200

Nesta edição, de número 200, a coluna faz uma viagem em sentido contrário. Em vez de analisarmos os desfiles das coleções verão 2008 das Semanas de Moda Internacionais: Londres, Nova York, Milão e Paris, ocorridos entre setembro e outubro deste ano, vamos passear pelo Brasil. Nosso desfile será no Mercadão de Madureira, localizado no subúrbio do Rio de Janeiro. O bairro é sede de duas grandes escolas de samba cariocas: Império Serrano e Portela. Então, é moda para sambista o que vamos ver esta semana? Não, é moda para todas nós. O Mercadão é uma espécie de mini shopping de comércio popular, vende, desde animais vivos e hortifrutigranjeiros, até maxi bolsas, óculos de sol e outros acessórios fashion.
Fotos: Marcelo O´Reilly

O rei dos lanches – Acho interessante o fato de tudo ser grandioso nestes locais populares. Logo na entrada do Mercadão, percebi que minha equipe não sairia de lá com fome. O pastel de Madureira é feito especialmente para os súditos. E o que dizer dos panelões? Aqui, ninguém come apenas 100 gramas de comida. O prato tem que ter sustância.

O rei do churrasco – Se após o lanche você ainda sentir fome, que tal um churrasco em um ambiente com ar condicionado e TV em cores? E não precisa sair do Mercadão, o lanche e o churrasco ficam lá dentro mesmo, basta ter estômago para aguentar a comilança após um dia de compras.

O rei do henê – Já pensou se depois do almoço você decide fazer uma escovinha básica? Tá pensando o quê? No Mercadão, tem salão de beleza. Cheguei a perguntar o preço da escova com chapinha: R$ 25,00. Mas, neste dia, por sorte, o cabelo não estava rebelde, por isso não foi preciso recorrer aos cuidados da cabeleireira do Mercadão. Não fiz escova, mas realizei um sonho. Quando criança, pensava em passar henê para alisar o cabelo. Dito e feito: encontrei uma loja no Mercadão onde nunca havia visto tanto henê junto na vida. Ao segurar o produto, senti-me a própria Divina Dama, sonho realizado.

O rei do pedaço – Se após o almoço e a tarde no salão, você ainda quiser fazer um lanchinho no final da tarde, não precisa se preocupar. Pelo visto, por aqui todos querem ser o rei do pedaço. É Rei da Pipoca, loja do Nandão, tudo no aumentativo.

A rainha do Mercadão – Agora, o reinado é feminino. No meio do Mercadão, existe uma loja para manicures. Lixas, esmaltes e até um aparato tecnológico. Já conhece a pinça com luz? Mercadão é cultura.

A rainha da passarela – Tá se achando, hein, Vasconcellos? Com 1,62m de altura, Rainha da Passarela, não sei, não... A Rainha da Passarela, caríssimos, não sou eu, mas sim, a maxi bolsa. Direto das passarelas internacionais para o Mercadão de Madureira. Que garbo, que elegância...
O rei da passarela – Para completar o look e a pose de bacana com a maxi bolsa by Mercadão, que tal um par de óculos de sol da moda? Um dos produtores do site sempre me chama de besouro, quando saco meu par de óculos da bolsa. Os modelos grandes da moda estavam lá no Mercadão para agradar os fashionistas, besouros e quem mais goste de óculos de sol.
A você, que acompanhou estas 200 edições, o meu muitíssimo obrigada. Para você, que é novo no pedaço, e leu a coluna hoje pela primeira vez, o meu obrigada também. Terça-feira é o dia de nosso encontro marcado. Tchau, e até lá, com muita alegria e alto astral!
E-mails para esta coluna: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Estamos on line no messenger em: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Colaboração:
Maria Contreras e Paula Leite (de Brasília)
Virgil  Christine (da França)

 

 

Leia também as outras edições

.

Sobre Flávia

flávia-new siteFlávia Vasconcellos já viu reis e rainhas, é jornalista, editora-chefe e colunista do site Falando de Moda.
Saiba mais...

Parceiros

banneratalhocultura120