.

Edição 185

A 11ª edição da Semana de Moda Carioca foi realizada no meio do feriadão de Corpus Christi, celebrado na última quinta-feira, dia 7 de junho. A organizadora do Fashion Rio, a jornalista Eloysa Simão, destacou, em entrevista coletiva, que o 11 é um número cabalístico. É, pode ser. Nesta edição, você vai conferir os 10 mandamentos da moda, ou melhor, os mandamentos desta edição do Fashion Rio, primavera-verão 2008.

Guardar domingos e festas – Por aqui, o mandamento é contrário. Tanto na quinta, feriado de Corpus Christi, quanto na sexta, dia 8, o Fashion Rio transcorreu normalmente, com todos os seus desfiles e eventos. Nesses últimos dias da semana de moda carioca, a temperatura no Rio aumentou um pouquinho, com isso a ordem era apreciar a bela vista do local, a Marina da Glória, com direito até a expressar a paixão pelo time de futebol, paixão essa que nunca sai de moda.
Fotos: Marcelo O'Reilly
Não cobiçar as coisas alheias – Este mandamento foi um dos mais difíceis, ou melhor, foi impossível seguir à risca. Aqui, o mandamento é: cobice, e muito, as coisas alheias. Em todas as edições do Fashion Rio, a disputa pelos brindes é acirrada. Uma estudante de moda comentava nos corredores que chegou a sonhar com uma bolsa distribuída como brinde por uma grife paulista. E olha que os brindes são bonitos de verdade: bolsas, toalhas, etc. No conjunto da obra, isto é, quando você mistura o brinde ao seu look, nem parece brinde, coisa gratuita, descartável, visto que os brindes estão cada vez mais incrementados.

Toalha brinde da faculdade de moda Senai/Cetiqt
A cobiçada bolsa ofertada aos VIPs pelo lounge da FIRJAN
Não desejar a mulher do próximo – Ihh, complicou...Se a mulher do próximo aparecer com calcinha de fibra de bambu, biquíni feito com tecido de garrafa Pet ou modelitos super luxuosos, como os da grife Femme Fatale, conservar o nono mandamento e resistir à tentação será o caminho para a santificação. O grande hit desta edição do Fashion Rio foram os tecidos inteligentes e os orgânicos, além dos diversos projetos de sustentabilidade agregados à moda.
Foto: Fernanda Tuxi Foto: Marcelo O'Reilly
O Governador Sérgio Cabral aprova a tecnologia da calcinha de fibra de bambu. Abaixo: peça confeccionada com fibra PET
No século XXI, a sedução é sinônimo de conforto. Acima e abaixo peças da grife Femme Fatale de Nova Friburgo (RJ)
Não levantar falso testemunho – Este mandamento será fácil de ser seguido no decorrer do ano. Explicando melhor...algumas vezes, os estilistas mostram looks e cores nas passarelas que “não pegam”, isto é, não chegam a ser comercializados. Todavia, nesta edição do Fashion Rio, o que os estilistas mostraram foi um pouco óbvio e recorrente, portanto, não é falso testemunho afirmar que: laranja, azulão, prata e dourado estarão, com certeza, nas vitrines com a chegada da primavera-verão 2008. Bom para quem andou investindo recentemente no prata e no dourado. Quanto ao laranja, se você acha a cor muito forte, use apenas um detalhe, como um batom.
Fotos: Marcio Madeira
Tessuti Cavendish
Eliza Conde
Honrar pai e mãe – O estilista mineiro Victor Dzenk mostrou que, além de honrar pai e mãe, devemos honrar também a Cidade Maravilhosa, apesar de todos os seus problemas, que a tornam purgatório da beleza e do caos. Na coleção primavera-verão 2008 de Victor, várias peças têm estampa do Rio.
Fotos: Marcio Madeira
Não tomar seu Santo nome em vão – A bolsa tem lugar de honra na vida de uma mulher, ai de quem quiser tomar seu santo lugar em vão. E a maxi bolsa, pelo visto, continuará sendo nossa companheira na próxima estação.
Fotos: Marcio Madeira
Maria Bonita Extra
Terça-feira é o dia de nosso encontro marcado. Tchau, e até lá, com muita alegria e alto astral!
E-mails para esta coluna: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Estamos on line no messenger em: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Colaboração:
Maria Contreras e Paula Leite (de Brasília)
Isis Cerchiari (de São Paulo)
Virgil  Christine (da França)

 

 

Leia também as outras edições

.

Sobre Flávia

flávia-new siteFlávia Vasconcellos já viu reis e rainhas, é jornalista, editora-chefe e colunista do site Falando de Moda.
Saiba mais...

Parceiros

banneratalhocultura120