.

Edição 168

No passo do compasso, tem xinxim e acarajé, tamborim e samba no pé. No passo do compasso, olha a Beija-flor aí, gennnnnte! No passo do compasso, você vai ver o tititi que vem da Sapucaí. Nesta edição, a moda na Passarela do Samba.
Uma flor na cabeça – Ao contrário do que muitos possam imaginar, sambista é vaidoso, gente... E as sambistas, então, nem se fala. Na Sapucaí, não vemos aquela moda “conceitual”, digamos assim, exibida nas passarelas do Fashion Rio e da São Paulo Fashion Week. A beleza é mais óbvia, está aos olhos de todos, aqui não é preciso estudar História da Moda ou Desenho Industrial para compreender os looks. Uma flor na cabeça e um belo sorriso fizeram a moda no Sambódromo carioca durante os ensaios para o Carnaval 2007.
Fotos: Marcelo O'Reilly
Só no sapatinho – Se perguntarmos a um mestre-sala, será que ele sabe quem são Salvatore Ferragamo e Jimmy Choo, ou, até mesmo, Constança Basto, a nossa sapateira brasileira? Eles podem até não saber, mas que mestre-sala entende de sapato, ah, entende.
Em cima do salto – Vai assistir ao desfile das escolas de samba cariocas? Esqueça a sandália rasteira durante os dias de Carnaval. Na Passarela do Samba, quanto mais alto o salto, melhor. Luciana Gimenez, rainha de bateria da Imperatriz Leopoldinense, acompanha a moda durante os ensaios da escola e, simplesmente, sobe no salto, parecendo se esquecer de que tem 1,80m de altura.
Oh, Virgem Santa, olhai por nós – Sambista é garboso, vaidoso e religioso também. Antes de defender a escola na Sapucaí, orações com um detalhe importante: os santinhos pregados na bandeira da Unidos do Viradouro.
O tigre mostra as garras na avenida – Não é só o tigre da Unidos do Porto da Pedra que mostra as garras na Sapucaí. Você usa unhas curtas pintadas de base? Ihhh, no Sambódromo essa moda não tem vez. É bom se apressar e colocar unhas longas e postiças. E quanto mais extravagante a pintura, melhor. Na foto, as garras afiadas de Lucinha Nobre, a porta-bandeira nota 10 da Unidos da Tijuca.
O show do Pan vai começar – A Portela vai falar do Pan, da festa do esporte, saúde e beleza. Um dos representantes mais significativos do esporte brasileiro vai desfilar pela escola: o ginasta Diego Hypolito (Diego avisa que “Hypolito” não tem acento e me fala que todos os jornalistas erram. Tá dado o recado). Na Passarela do Samba, Diego diz que os espectadores devem esperar mais emoção do que técnica. Já no Pan, Diego promete muitos saltos duplos no solo. Conta que nunca deixa de rezar antes das competições. Não revela, porém, que tipo de oração profere, mas que essa reza de Diego é braba, ninguém discute, afinal ele é campeão mundial de solo de ginástica artística. Vamos ver agora se a reza de Diego vai ajudar a Portela. O ginasta, a quem nos acostumamos ver sempre de roupas esportivas, é vaidoso, assim como os sambistas. Diz que gosta de estar bem vestido e é fã das grifes Colcci e Adidas. Durante nossa entrevista, vestia camisa e calça Forum.
Diego e Flávia em bate-papo fashion (Esquerda) e Diego com a corte momesca no ensaio técnico da Portela na Sapucaí (Direita)
Um ótimo Carnaval, lembrando que na semana que vem a coluna irá ao ar excepcionalmente na quinta-feira, dia 22/02. Tchau, e até lá, com muita alegria e alto astral!
E-mails para esta coluna: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Estamos on line no messenger em: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Colaboração:
Marcelo O`Reilly (especial para esta edição)
Maria Contreras e Paula Leite (de Brasília)
Virgil Christine (da França)

 

 

Leia também as outras edições

.

Sobre Flávia

flávia-new siteFlávia Vasconcellos já viu reis e rainhas, é jornalista, editora-chefe e colunista do site Falando de Moda.
Saiba mais...

Parceiros

banneratalhocultura120