.

Edição 115

Um monge no Big Brother Brasil. Tudo o que Gustavo fala e sente é retratado para o mundo através das câmeras de TV. Por que o homem que quase se tornou padre chama tanto a atenção no reality show? Na Bahia, padre Pinto, o religioso fashion, digamos assim, foi afastado da Igreja, após uma série de aparições públicas que incluíam maquiagem e fantasias.  Gustavo e padre Pinto têm aparecido na mídia diariamente e viraram assunto nas rodas de conversa de gente comum: em salões de beleza, dentro de transportes públicos, muitos querem opinar sobre a personalidade e o caráter de ambos. A religião está na moda e falar do assunto é polêmica na certa.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo – Das grifes internacionais para as lojas de bairro. No século da tecnologia, o homem exibe com orgulho figuras que o remetem ao sagrado.  Quem não tem um santinho, uma imagem, um patuá? Até os ateus, quando possuem algo religioso, fazem questão de dizer: “Ganhei de um(a)amigo(a), não acredito nisso, não, mas, por via das dúvidas, deixa aí quieto”. Nas fotos, camisetas da Luau, loja da Galeria Condor, no Largo do Machado, Rio.
Foto: Divulgação
Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha e o Senhor Deus recompensará você.
(Provérbios 25,21) –
Tenho uma amiga que adora as festas de sua igreja, porque comida não falta, dentre as festas que ela participa, as da igreja são aquelas em que é melhor servida. Muitas são as passagens da Bíblia que falam de comida, escolhi essa, por se tratar de uma espécie de dica útil, algo como “se alguém te fizer o mal, responda com o bem”. No Japão, a moda é jantar nas igrejas, na verdade, uma cadeia de restaurantes resolveu fazer a decoração como se fosse uma igreja. Imagens de santos, velas, crucifixos, será que tudo isso abre o apetite? Michiru Yamamoto, diretor do Christon Café, explica que as peças são originais e foram colecionadas durante suas viagens à Europa.
Fotos: Reprodução
Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará a outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro (Mateus 6,24) – A comunidade japonesa protestou, afinal é duro ver chinesas interpretando gueixas, que são personagens típicas do Japão, e não da China. Mas, para o mundo ocidental, o filme Memórias de uma Gueixa é uma excelente oportunidade de conhecer mais sobre a delicadeza dos quimonos, a intensidade dos olhares, a sedução à la oriental, onde apenas um pedaço do pulso descoberto pode causar frisson. E, apesar de servir a homens ricos que contratam seus serviços de entretenimento (gueixa não é sinônimo de prostituta), o filme mostra o lado humano dessas figuras tão exóticas da cultura japonesa. Na hora de servir a seu senhor, uma gueixa pode acabar se apaixonando como qualquer outro mortal. Imperdível.
Fotos: Divulgação

Meu bem-amado passou a mão pela abertura (da porta) e o meu coração estremeceu. (Cântico dos Cânticos 5,4) – Outro filme imperdível dentre os candidatos ao Oscar é O Segredo de Brokeback Mountain. E antes de que alguém diga  “Ah, eu que não vou ver dois homens se beijando, é filme de boiola...” , a coluna esclarece: o filme é muito mais do que dois homens se abraçando e se beijando na tela. Arrebatador é pouco para defini-lo, a história de um amor e de uma amizade que duraram 20 anos merece respeito, e não, preconceito.

Vaidade das vaidades, tudo é vaidade(Eclesiastes 1,2) – A Bíblia fala na vaidade, na última edição quem abalou foram as musas do Carnaval. Esta semana, a coluna abre espaço para as beldades do mundo da música. Madonna e Beyoncé atraíram os olhos do mundo na cerimônia de entrega dos prêmios Grammy.
Fotos: Divulgação

Colaboração:
Maria Contreras e Paula Leite (de Brasília)
Virgil Christine (da França)

 

 

Leia também as outras edições

.

Sobre Flávia

flávia-new siteFlávia Vasconcellos já viu reis e rainhas, é jornalista, editora-chefe e colunista do site Falando de Moda.
Saiba mais...

Parceiros

banneratalhocultura120