.

Edição 104

Nesta edição, vamos falar de sorte e de tecnologia, sim, pois vivemos em um mundo rodeado de robôs, além de outros objetos que só faltam falar, e isto é motivo de orgulho destes nossos tempos de séc. XXI. Você já vai saber por quê.
Literatura tecnológica Você briga há anos com seu filho porque ele não gosta de ler? Prefere o computador, os jogos, a televisão? A partir de agora, ele vai adorar a leitura e você vai se surpreender. Grandes clássicos como Romeu e Julieta estão sendo transmitidos pelo celular. A idéia é de professores do Reino Unido, que pretendem, desta forma, aproximar a geração do telefone portátil da literatura. As frases não são transmitidas integralmente, os professores tentam entrar na onda da galera, ou seja, buscam uma maneira de digitalizar os livros na linguagem do celular. Exemplo: a frase “Ser ou não ser” ficaria mais ou menos assim: “2B?NT2B?” E você, prefere o livro tradicional ou o livro telefônico do séc.XXI? Escreva para a coluna manifestando sua opinião.
Hotel tecnológico No Hotel Mandarim Oriental de Nova York, os quartos se recordam dos hóspedes graças à tecnologia. A temperatura ideal do ambiente, as bebidas preferidas, as músicas ouvidas, os telefones discados da última vez em que a pessoa se hospedou, todos esses dados ficam registrados para que, em uma próxima vez, o hóspede seja tratado exatamente do jeito que gosta. O próximo passo dos hotéis tecnológicos será criar uma rede de informações, isto é, a filial do Rio informa para a filial de Tóquio, por exemplo, quais os gostos e preferências do cliente. Te mete!
Foto: Corriere.it

Dentadura tecnológica Os rappers americanos estão exibindo um sorriso contra o baixo astral. Os cantores vêm implantando uma espécie de dentadura coberta de ouro e diamantes e, pelo visto, cada um quer que a sua seja a mais chamativa.


Sol tecnológico – Você fica com inveja de sua colega de escritório toda segunda-feira, porque ela chega com aquele bronzeado? Acabe agora com a inveja, e saiba que ela pode estar usando uma maquiagem para aparentar um look bronzeado. Várias marcas têm pós, bases e sombras que dão um efeito de praia. Veja as novidades da Natura: lápis solar, base iluminadora, blush, sombra, gloss e batom.
Foto: Divulgação

Papel tecnológico A notícia circulou na Internet na semana passada. Na Europa, a última moda seria o papel higiênico preto. Do jeito que as coisas vão na política nacional, logo logo a moda pega por aqui...

Tênis tecnológico – Já notou como os tênis estão tecnológicos? Há modelos impermeáveis, outros que nos impulsionam para a frente (para trás é que não dá, né?), outros que, digamos, só faltam andar sozinhos...e custam bem mais caro do que nossas sandálias preferidas. No shopping que freqüento, o vendedor sempre fala: “No dia em que você experimentar o tênis de R$500,00 não vai querer outra coisa”. Bem, ainda não sou tão tecnológica quando o assunto é tênis. A Nike acaba de lançar a linha Heritage As estampas da coleção trazem de volta logos e ícones usados pela marca desde a sua fundação, em 1972. E uma ótima notícia para os fãs da marca: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte estão ganhando lojas Nike neste final de ano. Informações: Nike Store - Shopping Pátio Higienópolis - loja 127 a 129. Tel: (11) 3667-9653
Léxico tecnológico – Esses dias acompanhei um amigo a um shopping para pesquisar preços de telefone celular. A vendedora, super simpática, disse que meu amigo poderia dividir o aparelho em até 10 vêzi sem juros. Não foi apenas a vendedora que trocou “vezes” por “vêzi”, tenho notado que muitos vêm usando essa forma, a pessoa pode pensar que ninguém está percebendo o erro, mas cá entre nós, um interlocutor um pouquinho mais atento tem os ouvidos agredidos por esta escorregada no Português.
Léxico 2 – Nas últimas edições comentei que, para descobrir a idade de uma pessoa, basta observar seu vocabulário. Dito e feito: em uma festa ouvi um senhor de cerca de 70 anos dizer: “De automóvel minha casa fica a uns 30 minutos daqui”. Os jovens dizem, simplesmente, carro. Imagina o garoto de 18 anos que acabou de tirar carteira de motorista dizendo para a gatinha: “Vamos ali pegar o automóvel”. Não combina...Por outro lado, se você vai passar férias na Argentina, não se espante, pois tanto em Buenos Aires quanto no interior, os motoristas de qualquer idade dizem: “auto” no lugar de “carro”.
Léxico 3 Na mesma festa onde ouvi o senhor pronunciando a palavra automóvel, uma outra convidada disse: “Foi lá que nós se conheceu”. O correto seria: “Foi lá que nós nos conhecemos”. Se você não domina certas estruturas da Língua, fale simples.
Na próxima edição, já estaremos no mês de dezembro, portanto, vamos passear pelo shopping e começarmos nossa preparação para o Natal e o Ano Novo. Produtos para atrair a boa sorte em 2006 e ainda...O que o comércio está fazendo para atrair a clientela, já que o volume de vendas ainda é baixo para esta época do ano. Terça-feira é o dia de nosso encontro marcado. Tchau e até lá!
E-mails para esta coluna: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Colaboração:
Maria Contreras e Paula Leite (de Brasília)
Virgil Christine (da França)

 

 

Leia também as outras edições

.

Sobre Flávia

flávia-new siteFlávia Vasconcellos já viu reis e rainhas, é jornalista, editora-chefe e colunista do site Falando de Moda.
Saiba mais...

Parceiros

banneratalhocultura120