.

Edição 80

Machão, facão, espadão! – Que palavras são essas, Vasconcellos? São termos usados para definir o homem antigo, aquele com H maiúsculo. Por que com H maiúsculo? O moderno se escreve com h minúsculo? Pesquisa feita na França afirma que sim, o novo homem é híbrido, pode se aproximar de outro do mesmo sexo por camaradagem ou com segundas intenções. O homem viril é uma espécie em extinção na Europa, foi a conclusão do estudo realizado pelo Fashion Group de Paris, um fórum internacional de reflexão da indústria da moda. Segundo o estudo, o homem europeu não quer mais exercer o papel de super-herói da família. O novo homem é sensível e imprevisível, abrindo as portas ao setor da moda. Ainda segundo o estudo, o homem das antigas, o tal machão, facão, só se encontra atualmente na China. Para quem ainda não arranjou namorado neste 12 de junho, ficam duas perguntas no ar: 1) Será preciso dar a volta ao mundo para encontrar um amor das antigas? 2) O que o Fashion Rio vai mostrar? O novo homem, modelo europeu, ou o latino na passarela? Na semana que vem, as propostas da semana de moda carioca para os homens brasileiros. Confira agora as imagens do novo homem europeu.
Fotos: AFP

Companheira – China, Jalapão ou Sibéria, o local não importa, um dia você vai descobrir aquele ser especial que fará uma revolução em sua vida. Enquanto esse dia não chega, apaixone-se pelo lançamento da Dior, a bolsa Dior Detective.
Preço: € 1.100,00.

Operárias da moda – Muitos dizem que se vestem como querem, que esse negócio de moda é só para rico, e outros comentários do gênero. Saiba que por trás de muito glamour, estão as operárias da moda. São costureiras e bordadeiras que fazem, muitas vezes, a roupa comum se transformar em obra de arte. As operárias da moda ganham uma homenagem especial nesta edição do Fashion Rio, que começa nesta terça-feira, dia 14 de junho. Uma exposição fotográfica reúne retratos de oito mulheres que participam, nos bastidores, da produção de moda no Rio. A mostra está sendo realizada no Jardim Copacabana do MAM. Durante o Fashion Rio, a FIRJAN vai lançar ainda um catálogo com fotos das operárias da moda.
Uma princesa na moda – As grifes que compõem o Pólo de Moda de Petrópolis vão mostrar no Fashion Business coleções inspiradas na Princesa Isabel. A princesa era ligada à natureza, acabou dando nome a um tipo de orquídea, a Isabela virginalis. O Pólo de Moda de Petrópolis fará um apelo para a preservação do patrimônio ecológico brasileiro.
Pxiuuu, vamos ouvir Madonna – A cantora acaba de lançar seu quinto livro infantil, cujo título é “Enrico de Prata”. A obra conta a história do homem mais rico do mundo que perde tudo, mas ganha um amigo. A pop star quis colocar em evidência a máxima de que dinheiro não é tudo na vida. Madonna está realizando sessões de leitura nos Estados Unidos e pede silêncio às crianças da platéia, quando percebe que os pequenos não estão lá muito atentos. O livro já está à venda no Brasil. Editora Rocco. Preço: R$ 38,00.

Novos talentos – A grife carioca ModaMania está promovendo o concurso “ModaMania Novos Talentos 2005”. Alunos de moda podem acessar o site da marca para obter maiores informações:
www.modamania.com.br
Quem foi ao Pará, parou; tomou açaí, ficou – Os empresários de moda paraenses pretendem que a letra de música se transforme em realidade. Nove confecções fazem parte do grupo Moda Pará, que vai expor suas coleções no Fashion Business, a bolsa de negócios, que acontece paralelamente aos desfiles do Fashion Rio. Os estilistas paraenses se inspiraram no Círio de Nazaré para montar suas produções.
Essa marra que tu tem, qual é? - O cantor Marcelo D2, que lançaria sua grife de roupas nesta edição do Fashion Rio, acaba de se desligar da Semana de Moda Carioca. A assessoria de imprensa do cantor nega qualquer espécie de marra, conforme diz a letra de uma de suas músicas mais famosas. Segundo o comunicado da assessoria, divulgado na segunda-feira à noite, véspera da abertura do evento, Marcelo D2 estaria em turnê pela Europa, não sendo possível seu comparecimento ao Fashion Rio para conferir de perto o desfile de sua grife.
Aos cinéfilos de plantão – “A pessoa é para o que nasce” é um filmaço apenas porque a pessoa é, de fato, para o que nasce. As três cantoras cegas de Campina Grande, Paraíba, abalam Bangu, com sua trajetória de vida marcada pelo sofrimento, pela simplicidade e também pela grandiosidade de seu trabalho como artistas. Imperdível.

Na próxima edição, as tendências lançadas no Fashion Rio para o verão 2006. E ainda... Mortadela agora é coisa de bacana. Terça-feira é o dia de nosso encontro marcado. Tchau e até lá!
E-mails para esta coluna: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Colaboração:
Maria Contreras e Paula Leite (de Brasília)
Virgil Christine (da França)

 

 

Leia também as outras edições

.

Sobre Flávia

flávia-new siteFlávia Vasconcellos já viu reis e rainhas, é jornalista, editora-chefe e colunista do site Falando de Moda.
Saiba mais...

Parceiros

banneratalhocultura120