.

Edição 57

A primeira edição do ano começa com tempo bom. Garanto que você adora quando ela anuncia que, no dia seguinte, vai dar praia. Apresento-lhes Rosana Jatobá, a moça do tempo da Rede Globo.
Foto: Arquivo pessoal

Advogada, 33 anos de idade, natural de Salvador, Bahia. Ué, Vasconcellos, ela não é jornalista? É, sim, e advogada também. Chegou a atuar no Ministério Público Federal, na área trabalhista. Todavia, aos 20 e poucos anos apaixonou-se pelo Jornalismo. Começou a carreira na cidade onde nasceu, Salvador, estagiando como repórter na TV Bandeirantes. Depois disso, foi para a Band São Paulo e, após um ano, recebeu convite da TV Globo para trabalhar como repórter do Jornal da Globo, na época comandado por Lilian Witte Fibe. Das reportagens noturnas para as madrugadas: Rosana passa a acordar às 4 horas da manhã para apresentar o Globo Rural, onde permanece por 2 anos até se transferir para a Editoria do Tempo, posto que ocupa hoje. Fora de São Paulo, é comum vermos Rosana apenas no quadro do tempo do Jornal Nacional. Seus fãs paulistas têm mais sorte, pois a apresentadora aparece com mais freqüência nas telas do maior estado brasileiro.  A jornalista atua também como “apresentadora-substituta” na ausência dos titulares do SPTV, Bom Dia São Paulo e Bom Dia Brasil. Para quem diz que as previsões meteorológicas nunca dão certo, a apresentadora esclarece: a meteorologia brasileira tem cerca de 92 por cento de acerto, informa Rosana. E quando ela anuncia que vai nevar? Brrrr, que frio! Será que Rosana prefere o frio ou o calor?

A jornalista acredita que toda época do ano tem seu charme, mas confessa que adora entrar no mar e sabe surfar. O mar, aliás, parece nunca interferir no brilho dos cabelos de Rosana mantidos com hidratação e cuidados com o espírito; além de ginástica e musculação, a apresentadora pratica ioga. Cabelos brilhantes e um belo sorriso temperado com a simpatia baiana renderam à moça um convite para ser modelo e estrelar a campanha do perfume Azurra. Rosana chamou a atenção durante uma reportagem para o Jornal da Globo, no entanto, teria que deixar o Brasil para seguir carreira na Europa. Ainda sobre seu visual, basta aparecer na tela para chover. Não no céu, chovem, na verdade, telefonemas para a TV Globo. O povo quer saber de onde vem tanto brilho capilar. A Central de Atendimento ao Telespectador da emissora recebe cerca de 5 ligações por dia,  nas ocasiões em que Rosana atua como apresentadora-substituta nos telejornais da casa.

Cinturinha de pilão – 2005 começa consagrando a elegância. Os cintos da estação são bem fininhos, como antecipam as revistas européias.

Alerta vermelho – Apesar de, no Rio, muita gente aderir ao cor de boca, na Europa só dá batom vermelho, aquele bem chamativo, glamouroso. O número 1 da foto é da linha Rubylips de Salvador Dali, o número 2 é o Pure Color Lip Tint de Estée Lauder, o 3 é da marca Chanel e o 4 é o batom com gostinho de frutas da Nivea.

Léxico – Após a leitura da última edição da Coluna, quando o verbo “aregistrar” foi colocado em evidência, o crítico literário Jorge Marques lembra que um conhecido de infância costumava usar os verbos “avoar” e “alembrar”. Como diz o carioca, “ninguém merece”...
Léxico 2 – Nesta época de festas, é sempre tempo de revermos velhos amigos. Encontrei uma amiga, mestra em Direito, que pronunciou a seguinte frase a outro amigo nosso: “- Você já anteviu onde vai morar?”. O amigo partiu há dias para São Paulo e a professora da Universidade Gama Filho, nossa amiga, quis dizer: “Você já está procurando apartamento?” Achei muito chique o uso do verbo “antever”. Vou incluí-lo em minhas próximas entrevistas, por exemplo, perguntarei a um estilista: “Você já anteviu como será a próxima coleção?”.
Dicionário dita a moda – Até bem pouco tempo, os dicionários ditavam a grafia e o uso correto das palavras, agora ditam a moda também. O dicionário Le Petit Larousse Ilustrée completa 100 anos e toma um banho de loja. A nova capa foi desenhada pelo estilista Christian Lacroix.
Fashion Rio – A grife Maria Bonita abre os desfiles do Fashion Rio. O desfile da grife será no dia 11 de janeiro, às 19 horas. A grife Animale será a última a se apresentar. O desfile da grife está marcado para o sábado, 15 de janeiro, às 20 horas.
Fashion Business – A maior bolsa de negócios de moda do Brasil acontece paralelamente ao Fashion Rio. O Fashion Business tem como objetivo vender a moda brasileira para compradores do Brasil e do mundo.  A 5ª edição da mostra terá um número recorde de 60 expositores. 50 compradores internacionais estão sendo aguardados. As grifes Andrea Saletto, Cantão e Redley farão sua estréia nesta edição do Fashion Business.
Vai ano passa ano e cá estamos nós tentando entender os homens...(E eles tentando nos entender, garanto!) Por que ele não ligou? Ou por que não quer casar? As respostas na semana que vem. E ainda...um shopping onde os homens não vão mais se desesperar com nossos gastos, ao contrário, vão levantar as mãos para o céu. Terça-feira é o dia de nosso encontro marcado. Tchau e até lá!

Colaboração:
Maria Contreras e Paula Leite (de Brasília)
Virgil  Christine (da França)

 

 

Leia também as outras edições

.

Sobre Flávia

flávia-new siteFlávia Vasconcellos já viu reis e rainhas, é jornalista, editora-chefe e colunista do site Falando de Moda.
Saiba mais...

Parceiros

banneratalhocultura120