.

Edição 56

Buáá buááá – Está aregistrado, esta é a última edição do ano da Coluna. Vamos, então, abrir a gula e amostrar doces gigantes. Êpa! Por que tantos “as”, Vasconcellos? Para chamar sua atenção, caro leitor. A seção Léxico desta semana destaca a inclusão de um prefixo desnecessário a alguns verbos. Outro dia, entrei em um táxi e o motorista, pernambucano, relatava sua saga no Rio de Janeiro. Trabalhou, prosperou e agora tem 6 imóveis na Cidade Maravilhosa. Na hora de alugá-los, prefere tratar diretamente com os inquilinos, redige o contrato e o aregistra em cartório. Apesar do sistema de negociação direta entre proprietário e inquilino estar funcionando bem, o Português do taxista...(O correto seria registrar sem o “a”). Quanto ao “amostrar”, é jargão usado pelos vendedores de lojas que nos anunciam que vão amostrar isto e aquilo.

1, 2, 3 e já! Atacaaaar!!! – E as japonesas, hein? Magrinhas e elegantes que só elas, foram inventar doces gigantes, o equivalente ao nosso pavê, porém em tamanho mega. Nós, que levamos fama de gulosos, teremos que inventar algo superior e supremo também. Os programas televisivos de culinária que se preparem em 2005 para superar a novidade nipônica.

Tecnologia francesa – Os japoneses que têm fama de tecnológicos, desta vez, foram superados pelos franceses. O ursinho mostrado na última edição é um refrigerador à venda na França. Custa 399 euros. Aproveitando a onda de objetos diferentes, o que será que será esta coisa branca com cara de liquidificador?? A resposta no ano que vem.

Noel sexy – Os franceses também se superaram na hora de criar um doce alusivo ao Natal. A idéia da boca rocambole é de Nathalie Rykiel, filha da estilista Sonia Rykiel.
Noel confortável – Para quem precisa estar confortável na hora da chegada do Ano Novo por motivo de trabalho ou de saúde, a dica é trocar o salto alto por um tênis fashion. Este da marca Nike foi inspirado na técnica japonesa de dobradura de papel conhecida como origami. 
Últimos preparativos – Para receber o ano que se aproxima, quanto mais glamour e alto astral melhor. Nas unhas, o brilho dos esmaltes L´Oréal e no corpo que tal iluminar-se com este gel da Maybelline.
Bons fluidos nos pés – Muito brilho e muito glamour, é hora de fazermos uma fézinha: 2005 vai ser melhor do que 2004. Em vez de amarrar as tradicionais fitinhas de Nosso Senhor do Bonfim nos pulsos, as estilistas Juliana e Fernanda Piva preferem vê-las nos pés. Criaram uma sandália baseada nas fitinhas baianas. A grife da sandália da boa sorte chama-se Pollignanno Al´Mare e pode ser encontrada na Daslu em São Paulo. 
Fashion Rio – Em janeiro, os olheiros do mundo da moda estarão atentos a estas grifes. Eis a lista das grifes participantes da edição inverno do Fashion Rio, que acontece entre os dias 11 e 15 de janeiro, no Museu de Arte Moderna do Rio, o MAM.  São elas: Animale, A Colecionadora, Cavendish, Colcci, Coven, Drosófila, Graça Ottoni, Super Lucy in the Sky, Mara Mac, Maria Bonita, Maria Bonita Extra, M Vs. M, Patrícia Viera, Permanente, Sta. Ephigênia, Tessuti, Tng, Victor Dzenk, Virzi, Walter Rodrigues, Oestudio, Zigfreda, Maria Fernanda, Aetemísia e Melk Z-Da.
Na próxima edição, um dicionário ganha uma nova roupagem e veste uma camisinha assinada por ninguém mais ninguém menos do que Christian Lacroix. E ainda... nada de cinturão se você quer colocar aquele carão e manter aquela pose de bacana em 2005. O meu sincero agradecimento, Um Super Feliz Ano Novo, tchau e até o ano que vem!
 

Colaboração: Rosa Sonoo (do Japão, especial para esta edição)
Marie Ardisson (da França, especial para esta edição)
Maria Contreras e Paula Leite (de Brasília)
Virgil  Christine (da França)

 

 

Leia também as outras edições

.

Sobre Flávia

flávia-new siteFlávia Vasconcellos já viu reis e rainhas, é jornalista, editora-chefe e colunista do site Falando de Moda.
Saiba mais...

Parceiros

banneratalhocultura120