.

Edição 42

Moda judaica – Os judeus comemoram a chegada do ano 5765 neste mês de setembro. A Nuance, tradicional loja de tecidos carioca, está lançando uma coleção de cortes respeitando a tradição judaica. A coleção se chama Rosh Ashana / Yom Kipur e os tecidos são feitos de fibras naturais, como requer a cultura dos judeus.

Bar do Zé – Finalmente, conheci a Confeitaria Colombo instalada no Forte Copacabana. Perdão, leitores, amantes de bares, mas senti-me no Bar do Zé. Da centenária confeitaria carioca, não observei nenhum traço. Ah, a vista para o mar, Vasconcellos... Nem isto compensa. As mesas de frente para a praia parecem, literalmente, mesinhas de bar ou aquelas um pouquinho mais chiques, de piscina. Por favor, não acabem com a Confeitaria Colombo!! (Naquela tarde, nem comi o delicioso waffle, pedi apenas uma torrada americana acompanhada de um cappuccino).
A centenária Confeitaria Colombo no centro do Rio

Gata borralheira, nunca mais! Esta nota é destinada, principalmente, às mulheres que costumam dormir na casa do namorado. Cá entre nós, às 11 horas da noite ainda ter que tirar a maquiagem, ninguém merece...O pior é que, assim como os cosméticos, os produtos para limpar a pele estão cada vez mais caros, alguns demaquilantes de marcas famosas chegam a custar mais de 100 reais. A solução: o demaquilante da Contém 1G, custa 11 reais e resolve. A embalagem, pequenina, cabe na bolsa, ou seja, você não precisa deixá-lo no banheiro do namorado após o uso, nem acordar com os olhos borrados de rímel.

Noivas de preto – No Brasil, a tradição é casar-se de branco, mas saiba que em algumas regiões de Portugal as noivas usam preto no altar. Noivas de preto e diversos itens da cultura portuguesa fazem parte da exposição “Artes Tradicionais de Portugal”. A exposição pode ser visitada no Museu Histórico Nacional do Rio até o dia 5 de janeiro de 2005.

Cem anos de Moda em uma Oca – Outra exposição imperdível, esta última em São Paulo, chama-se “Fashion Passion- 100 anos de Moda na Oca”. Já pensou podermos fazer um passeio pela história da moda no século 20?  Em um mesmo lugar, poderemos ver reunidas 150 criações de 26 estilistas. E mais...Imagens que nunca saíram de seus arquivos de origem, como fotos do lendário fotográfo Henri Cartier-Bresson. A exposição está em cartaz no Pavilhão Oca no Parque do Ibirapuera e pode ser visitada até o dia 5 de dezembro. 
Norte Fashion Shopping – O Norte Shopping é o maior da zona norte do Rio e está localizado no Cachambi. Do subúrbio carioca, o shopping ganhou repercussão nacional na Sapucaí, quando virou tema de escola de samba em 2001. A escola "Difícil é o Nome" desenvolveu o enredo “O Gigante Suburbano”. O Gigante da Zona Norte promove agora sua temporada de moda. Até o dia 26 de setembro, haverá desfiles no piso G3 do estacionamento Fernão Cardim. Anote bem os dias e horários dos desfiles que têm entrada franca para o público: 4ª, 5ª, 6ª e domingo às 18h e 20h. Aos sábados, os desfiles acontecem às 16h, 18h e 20h.
A pequena Europa portenha – Na vizinha Argentina, um negócio vem sobrevivendo às crises no país. Trata-se dos locales ( como eles chamam), ou seja,  lojas de marcas internacionais. Na Ralph Lauren, o gerente Fabio Alonso diz que, dentre os turistas latino-americanos, são os mexicanos e os brasileiros que mais compram. No Empório Armani, vizinho da Ralph Lauren, na Avenida Alvear, uma camiseta básica de algodão custa 70 dólares. Abaixo deste valor, roupas não se encontram, apenas comida. Dentro da loja, funciona o Caffe Armani, onde é possível almoçar por 29 pesos, cerca de 10 dólares.
Foto: Javier Elliot (El Clarín)

Avenida Alvear: templo do consumo de luxo na Argentina
 
Vingança – Por fim, vamos nos vingar. Calma, Vasconcellos! Vamos nos vingar da falta de sei lá o quê (acredito que charme seja a palavra)  da Confeitaria Colombo de Copacabana. Vamos esnobar e nos deleitar com esta cafeteira francesa da marca Tassimo. Aproveite bem seu cappuccino, já que na semana que vem estaremos em plena maratona cinematográfica. O Festival de Cinema do Rio começa nesta quinta-feira, dia 23 de setembro.
Na próxima edição, você vai ver que 2005 será um ano glamouroso. Você vai saber porque na terça-feira, dia de nosso encontro marcado. Adianto que a moda estará cada vez mais hollywoodiana. Os detalhes na semana que vem. Tchau e até lá!

Colaboração:
Maria Contreras e Paula Leite (de Brasília)
Virgil  Christine e Florian Béthuleau (da França)
Rosa Castellano (da Itália)

 

 

Leia também as outras edições

.

Sobre Flávia

flávia-new siteFlávia Vasconcellos já viu reis e rainhas, é jornalista, editora-chefe e colunista do site Falando de Moda.
Saiba mais...

Parceiros

banneratalhocultura120