.

Edição 35

Recordar é viver – Começamos esta edição em clima de nostalgia. A praia parisiense, mostrada na última edição, mexeu com a caixinha de emoções dos leitores. O colaborador da coluna, Virgil Christine, fez questão de enviar suas fotos diretamente de Paris Plage. Virgil, que tem cidadania francesa, nasceu, na verdade, na Martinica. Conhece de perto o bife à milanesa com tempero francês. O crítico literário Jorge Marques relembrou os tempos em que morava no subúrbio carioca, no bairro do Encantado, e fazia seu bife à milanesa nas areias das praias do Flamengo e de Copacabana.

Fotos: Virgil Christine
Túnel do tempo – Embarcando no túnel do tempo que nos levará ao futuro, deixaremos de lado agora as lembranças do passado. A coluna FALANDO DE MODA foi concebida no século passado (ver seção "História" neste site), no século 21 transformou-se em versão eletrônica e atualmente pode ser lida através da Internet. Quem mora nos Estados Unidos, tem duas opções: a Internet ou o jornal FLORIDA REVIEW, onde a coluna é publicada quinzenalmente. Respondendo aos e-mails enviados esta semana, FALANDO DE MODA não é vendida em bancas de jornal, pelo menos, por enquanto.
Pérola negra – Estamos começando o segundo semestre do ano, é hora de recarregar as baterias neste fim de férias. Como retornar linda e maravilhosa ao trabalho? Com a ajuda da pérola negra. Life Pearl é a novidade de Helena Rubinstein inspirada na ciência do cultivo de pérolas. Dentre os ingredientes ativos do creme, estão: extrato botânico da Nova Zelândia, pó micronizado de pérola, fragrância de íris do Marrocos, rosa da Bulgária e jasmin indiano. Uhlala! 
Olhar triunfante – Outro dia, acompanhei uma amiga a uma sessão de design de sobrancelhas.  Ao chegar ao trabalho, com apenas um olhar triunfante, minha amiga paralisou o ambiente. Sobrancelha desenhada, vamos agora cuidar das olheiras e das marcas de expressão. A novidade da Lancôme para a área dos olhos chama-se Résolution Yeux D-Contraxol. Para maiores informações, o telefone do SAC Lancôme é: 0800 701 7323
Será? – Sicily, o novo perfume de Dolce e Gabbana, chega ao Brasil. No entanto, fico a me perguntar se as fãs do tradicional Dolce e Gabbana, da embalagem vermelha, trocarão a tradição pela modernidade. Sicily é gostoso, mas não chega a ser tão marcante quanto o Dolce tradicional. Para as infiéis, que adoram perfumar-se com novidades abandonando os aromas antigos, pode ser uma boa opção neste início de semestre.
              

Amuleto – Há quem prefira as figas e os olhos turcos, certo é que muita gente acredita nos amuletos e gosta de ter um por perto. Para começar o segundo semestre bem protegido e com bastante sorte, que tal uma pulseira nova toda cheia de berloques?  Esta da foto é da marca italiana Gabriella Rivalta.

Gatinha robótica – Em novembro, um grande evento vai parar o mundo: será o aniversário de 30 anos da gatinha Hello Kitty. Como a personagem japonesa chega aos 30 em pleno século 21, Hello Kitty surgirá muito em breve em versão robô. O preço do brinquedo ainda não foi divulgado. O que se tem notícia até agora é que o robô gatinha mede 52 centímetros, pesa 6 quilos, reconhece vozes e rostos humanos e ainda é capaz de falar frases.

Mafalda faz aniversário – Mafalda é ainda mais velha que Hello Kitty: está chegando aos 50. Na verdade, Mafalda parou no tempo, tem apenas 6 anos de idade. Seu criador, o desenhista argentino Joaquín Lavado, mais conhecido como Quino, concebeu Mafalda há exatos 50 anos. Para celebrar a data, a personagem vira tema de uma exposição em Buenos Aires.

 

Foto: Yahoo France
Léxico – Aproveitando as férias de julho, consequentemente, um tempinho sobrando à tarde, sintonizei a TV em um desses vespertinos que bastam ser assistidos uma vez por ano, pois não se tratam de programas marcantes. No intervalo comercial do programa, surgem uns anúncios dignos de estudo. Em um deles, uma moça dizia sorridente: “- Sou Relações Pública do restaurante tal de Laranjeira”. Recordo-me do meu tempo do CA em que a professora fazia alusão a bichos ou a outras fantasias para que os alunos aprendessem bem as letras. O “s”, na linguagem infantil, normalmente é associado a uma cobrinha. “SSSSSS”, por sua própria pronúncia. Letra tão fácil de pronunciar, não entendo porque muitas pessoas se esquecem da cobrinha. Cuidado na hora de procurar um emprego. Jamais, nunca, nem nessa nem em outras vidas, diga: “Estou aqui por causa da vaga de Relações Pública”. Sem o “s” final das palavras, você corre o risco de não conseguir nem emprego, nem namorada, e ainda ser picado por uma cobra de verdade para lembrá-lo da letra que faz toda a diferença.
Sex and the City se despede – Buá, buáaa!! A temporada brasileira de Sex and the City está chegando ao fim. O seriado terminaria no dia 16 de agosto, mas os fãs da série ganharam mais uma semana de brinde, já que o término ocorrerá no dia 23, uma segunda-feira. Para quem é fã da série e está pensando em se mudar para terras orientais, Sex and the City fará sua estréia em Cingapura. O país tem censores de olho na telinha, por isso algumas cenas tiveram que ser cortadas. Você já ouviu falar no ORKUT? Na semana que vem, a novidade que anda agitando o cyberespaço. Estar permanentemente ligado à Internet virou moda. Quantas horas por dia os brasileiros passam na rede? A resposta na próxima terça, dia de nosso encontro marcado. Tchau e até lá!

Colaboração:
Maria Contreras e Paula Leite (de Brasília)
Virgil  Christine e Florian Béthuleau (da França)
Rosa Castellano (da Itália)

 

 

Leia também as outras edições

.

Sobre Flávia

flávia-new siteFlávia Vasconcellos já viu reis e rainhas, é jornalista, editora-chefe e colunista do site Falando de Moda.
Saiba mais...

Parceiros

banneratalhocultura120